Proibida a entrada de menores de 18 anos!!!

2 de jan. de 2011

Review de MGS 4: Guns of the Patriots

METAL GEAR SOLID 4: Gun of the Patriots
A obra de arte de Hideo Kojima!



Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots tem sido um dos games mais esperados dos últimos anos! Assim como o que aconteceu com GTA IV, a “hype” que envolvia o jogo era simplesmente enorme! A espera finalmente acabou e a grande maioria dos fãs e membros da impressa confirmaram apenas aquilo que praticamente todos já sabiam, Metal Gear Solid 4 é a obra-prima de Hideo Kojima!

O jogo simplesmente tem os visuais mais belos jamais vistos em um game, seja lá de que era! As inovações tecnológicas visivelmente notáveis nesse novo game deixam qualquer um de queixo caído, mostrando tamanha performance gráfica que com certeza será seguida por muitos especialistas da área que tenham ambições cinemáticas para games futuros. Nesse game, Solid Snake está de volta, e o conhecidíssimo soldado “pau para toda obra” age nesse game como um inspetor das Nações Unidas que se encontra no meio de um conflito de incríveis proporções!

Daí, como você já sabe, você terá que ser como um digno agente, sorrateiro (no melhor estilo stealth, ou seja, passar sem ser notado), bom de mira e com os novos movimentos de Snake, também um pouco acrobata. Porém diversas novidades são introduzidas, o que pode fazer com que um antigo fã da série estranhe o jogo a princípio, mas nada que não deixe de ser simplesmente emocionante. Por quê? Bem, há diversas mudanças na jogabilidade, com elementos refinados e outros completamente modificados. Dentre os tais, destacam-se as melhorias no sistema de miras, camuflagem e o gerenciamento do arsenal de Snake. Você poderá sempre adquirir novidades com Dreben (um interessante mercenário comerciante de armas) e seu louco macaquinho, que não demoram a serem revelados. Para adquirir novidades com ele, você precisará de Dreben Points, que são adquiridos trazendo outras armas para ele ou eliminando certos adversários com o passar do jogo. Com isso, ele sempre disponibilizará uma série de novidades e até mesmo armas “geneticamente impressas”, que são novas e ainda mais poderosas armas. Claro que você não precisará destravar todas as armas para poder terminar o jogo, só não pense que as mais complicadas não valem à pena! Há e Dreben dá 20% de desconto nas quartas e domingos, que são identificados pelo sistema de data e hora do seu Playstation 3!

Depois de devidamente armado (e às vezes mesmo sem boas armas), você poderá tirar ou não vantagem do novo sistema de tiro, que ajuda a enfatizar o elemento stealth. Em diversos atos do jogo, você tem a oportunidade de detonar todo mundo à distância, porém isso elimina todo o fator stealth. Mesmo assim, você tem essa opção, que não era tão livre nos últimos games da série, o que demonstra uma boa evolução no sistema de combate. As tropas aparecem com cada vez mais homens, com isso tudo vai depender da forma com que você quer jogar Metal Gear Solid 4, com mais ou menos ação, lembrando que certas áreas exigirão que você consiga bolar um meio de atravessar em segurança, caso não queria parti para agressão.

Um detalhe engraçado é que, se você estiver sendo perseguido, basta fugir para os limites de uma área (você sabe onde eles estão pelo simples fato de chegar a uma área que precise ser carregada por um load). Fazendo isso, seus perseguidores cancelarão a perseguição, meio estranho eu sei, mas além de ser uma “mão-na-roda”, também pode ser explicado pelo fato das facções envolvidas terem que guardar certos territórios. Falando nas facções, você poderá tomar partido em qualquer um dos lados se você ficar esperto! Tudo é uma questão de tirar vantagem, porém isso só funciona no início do game, posteriormente, talvez por questões de enredo, os confrontos entre a milícia local e os PMC (grupos liderados por ninguém menos que Liquid-Ocelot, Revover Ocelot com a mão e DNA característicos de Liquid Snake) poderão ser resolvidos, em sua maioria, de duas formas: Ou você fica de longe assistindo aos resultados, ou perceberá que os PMCs sempre irão contra você! Que lado é que você irá escolher mesmo?

Além das facções mais comuns, uma série de novos inimigos aparecem em Metal Gear Solid 4. Dentre eles os Geckos (também conhecidos como Irvings) são tanques bípedes que soltam um tipo de jato verde quando aparecem que são complicados de se enfrentar (porém não tanto quanto o visual deles aparenta), e todas as vezes que você cruzar no caminho deles, você poderá acabar com o encontro entre você e essas estranhas máquinas equipadas com metralhadoras de duas formas. Ou você simplesmente corre delas até que as mesmas o percam de vista, ou você as enfrenta com artilharia pesada!

Momentos como esse fazem de partes Metal Gear Solid 4 um game bastante levado para uma ação em terceira pessoa, sendo que você estará descarregando uma arma mirando manualmente, onde o jogo o leva para uma visão por trás de Snake e acima de seu ombro. Entretanto, se você deixa o jogo levar, a câmera o levará para ângulos incríveis, colocados ali para que você possa tirar o máximo daquele momento! São coisas como essas que fazem com que você se arrepie com esse game!

Você também poderá contar com diversas outras novidades, que poderão ser realmente úteis nesses momentos de ação. O “Solid Eye”, um estiloso tapa-olho que Snake utiliza, na verdade é um monóculo dispositivo de escaneamento que Otacon (antigo parceiro de Snake) com algumas funções, como permitir que você veja itens que estão com inimigos, poder visualizar o life, rank e nível de aflição de um adversário, ou até mesmo poderá utilizá-lo como um breve dispositivo de night vision (visão noturna), mas que faz tamanha quantidade de ruído que é capaz de entregar sua localização. Por isso, utilize esse apretecho sabiamente!

Já a OctoCamo chama muito mais atenção! Essa roupa de camuflagem sensível ao contexto faz combinações de texturas de tal forma que Snake pode se misturar a qualquer ambiente! Esse acessório fica ainda mais interessante com o tempo. Você simplesmente pode encostar a qualquer superfície que a roupa torna Snake o mais semelhante a esse ambiente possível. Claro que a fatores que podem ajudar ou atrapalhar como as condições de sombras, folhagem e movimento no ambiente. Daí, quanto maior sua taxa de camuflagem, mais e mais conflitos você poderá evitar.

Kojima também trouxe a esse novo Metal Gear um novo sistema psicológico (além de um psicólogo in-game, presente no jogo). Oras, nosso soldado não é um total exército de um homem só, e como qualquer ser humano, Snake poderá ter problemas suas condições psicológicas caírem, o que reflete em vários fatores. Se Snake fica frustrado, seu estado emocional cai para níveis psicológicos tamanhos que podem acabar causando problemas em sua mira, caminhar e a quantidade de barulho que ele gera, trazendo diversos problemas. Com isso, Kojima trás todos os problemas gerados pela guerra à tona, criticando diversas ações que acontecem em tais conflitos, isso sem deixar de mencionar que todos os pontos relacionados pelo tocante guerra, dividem-se entre os cinco atos do jogo e são devidamente mostrados, trazendo cenas cinematográficas incríveis e até mesmo flashbacks que mostram diversos momentos dos games anteriores da série. Então se você não é um fã da série a um bom tempo, é interessante prestar atenção em tais flashbacks, para não ficar aéreo.

Os primeiros 30 minutos arrancam tantos “UAU” de você que não dá para imaginar! E pelo início, dá para imaginar a quantidade de revelações que o jogo trás nesse último episódio da saga. Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots responde a muitas das questões que Metal Gear Solid 2 e 3 levantam, facilitando a vida do fã que quer saber de tudo sobre a história desse incrível roteiro. Tanto que em alguns momentos, é possível perceber que você está gastando mais tempo assistindo a cenas cinematográficas do que jogando! Por quê? Porque tais cenas são hipnotizantes, belas e fáceis de assistir, o que pode acabar se tornando um problema, já que o game é repleto delas e você não consegue parar de vê-las! O visual, as cinemáticas, a temática, toda essa área dispensa qualquer tipo de comentário! Somando isso à jogabilidade, Metal Gear Solid 4 torna-se um game novo e ao mesmo tempo incrementado. Você chega a pensar em certo ponto que Kojima deveria simplesmente largar o mundo dos games e partir para o cinema, afinal esse game consegue prender a qualquer um, como um incrível filme, porém que você tem como interagir.

Tirando o esplendor da obra, MGS 4 tem alguns pequenos detalhes que chamam atenção. Na jogabilidade, a câmera tem seus momentos revoltados, porém mesmo assim há comandos para ajudar a controlar melhor a situação e visão local. Também fazem falta outros elementos na jogabilidade, como pulo e corrida, que poderiam fazer uma baita diferença. O combate corpo-a-corpo também tem complicações em sua execução e mais na frente enfatizam soluções de problemas ou em momentos de total silêncio, ou ataques à surdina com lâmina que não são tão eficazes assim. Com isso cuidado para não confundir certos momentos do jogo durante o “jogue, assista, jogue, assista, jogue, jogue, assista, assista,...”. É melhor que você já vá preparado, quase metade do jogo está em cenas cimenatográficas (mas isso não significa que elas sejam ruins! Pelo contrário, só fique preparado para não estranhar a longa duração dessas...).

Apesar dos pesares, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots é simplesmente FANTÁSTICO! Os personagens, a trama como um todo, os aspectos gráficos e som, praticamente todos os elementos do jogo foram muito bem pensados e trabalhados, redefinindo a fórmula Metal Gear Solid de ser, introduzindo idéias suficientes para mostrar que esse game tem seu próprio estilo. Esse jogo passa horas e horas de um conteúdo que prende fãs e não fãs de tal forma que ter um Playstation 3 e não ter esse jogo torna-se um desperdício!


Plataforma: Playstation 3
Data de lançamento: 12/06/2008
Distribuído por: Konami
Desenvolvido por: Kojima Studios
Gênero: Ação
ESRB Rating (censura): Mature (acima dos 17 anos)
Nota: 10,0/10,0


Imagens:



0 comentários:

Postar um comentário